A erva-mate (Ilex paraguariensis), também chamada de mate, tem a força do café, os benefício para a saúde do chá e a euforia do chocolate, tudo em uma só bebida. Dos seis estimulantes mais consumidos no mundo: café, chá, castanha, cacau e guaraná, a erva-mate é o mais equilibrado, oferecendo energia e nutrição.
Considerada pelos índios a “bebida dos Deuses”, pois segundo a tradição indígena a erva-mate era oferecida pelos Deuses para fortalecer os velhos guerreiros. Hoje, a ciência comprova a crença indígena, a erva-mate contém diversas propriedades nutritivas benéficas ao ser humano como vitaminas (A, B1, B2, C, e E), minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas, aminoácidos e antioxidantes.
Na verdade, o Instituto Pasteur e a sociedade Paris Scientific em 1964 concluíram: “é difícil encontrar uma planta em qualquer área do mundo igual a erva-mate em valor nutricional” contendo “praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida “.